segunda-feira, 31 de março de 2014
Atividades Corretivas de leitura e escrita guia prático para disléxicos e pré-escolares
Esse arquivo estava no antigo blog, pode auxiliar vocês também com algumas atividades :)
A importância do lúdico
Este texto "está voltado em contribuir para a ampliação de conhecimentos
sobre as relações entre desenvolvimento infantil e a importância do lúdico (brinquedos e
brincadeiras) na educação infantil".
Referência: DIAS, Simone Trevizan. "A importância do lúdico." Campinas: UNICAMP (2006).
quinta-feira, 27 de março de 2014
Tangram
Agora temos Tangram na oficina de aprendizagem! Ótimo para estimular o raciocínio lógico, atenção e percepção
Tangram é um jogo de quebra-cabeça formado por sete peças. A diferença dele para os outros quebra-cabeças é que possui várias formas de construção, ou seja, com as peças dos Tangram é possível formar várias figuras.
Para construir as figuras é preciso utilizar todas as peças do Tangram, ou seja, cada figura é formada pelas sete peças. Não devem sobrepor as figuras.
quarta-feira, 26 de março de 2014
Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky (livro)
Este livro fala sobre a importância do social no desenvolvimento da criança a partir das teorias de Piaget e Vygotsky. Nem todas as páginas estão disponíveis, mas da pra aproveitar bastante coisa!
Acesse o livro aqui: Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky
Referência: PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 3 ed. São Paulo: Summus, 2001.
Piaget, Vygotsky e Wallon (livro)
Livro parcial online sobre as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, vale a pena conferir!
Clique aqui: Teorias Psicogenéticas em discussão
Referência: LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon – teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
Jogo do Mico
Você conhece o jogo do mico?
Ele é ideal para trabalhar Lógica, Interação e Conhecimento. O objetivo do jogo é baixar o maior número de pares com as cartas dos animais sem terminar com o mico na mão, lembrando que quem recebe o mico deve ficar com ele na mão por uma rodada!
Temos alguns disponíveis para a oficina de aprendizagem, jogo do mico com animais, de países, entre outros.
Ludoterapia
Esta revista explica um pouco o que é a ludoterapia e as formas de se trabalhar, legal pra quem quer conhecer um pouco mais e pretende trabalhar com isso.
Os capítulos são:
Aspectos teóricos-práticos na Ludoterapia;
Técnicas da Gestalt-terapia aplicas à Ludoterapia;
Técnicas do Psicodrama aplicadas à Ludoterapia na abordagem Fenomenológico-Existencial;
Um estudo de caso: do psicodiagnóstico à psicoterapia infantil: Ludoterapia
Referência: FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. Aspectos Teórico-Práticos na Ludoterapia. Revista Fenômeno Psi, ano 1, n.0. Rio de Janeiro, jun. 1997. p. 4-11. Disponível em: http://www.ifen.com.br/site/revistas/revista%20IFEN%2021%20x%2028cm-3colu-3-v6%20LUDOTERAPIA%20PDF.pdf#page=4.
segunda-feira, 24 de março de 2014
Desenvolvendo a coordenação motora no ensino fundamental
Resumo: Tendo como objetivos propor princípios na organização de condições específicas para o aprendizado de habilidades motoras grossas e finas; identificar formas de intervenção no processo de escolarização que atenda as diferenças individuais de comportamento motor; identificar os componentes motores que afetam o processo de alfabetização e, desenvolver procedimentos para avaliação, acompanhamento e orientação docente referente ao desenvolvimento motor de crianças atendidas em programas de educação infantil e ensino fundamental desenvolveu-se este projeto numa escola municipal de educação infantil e ensino fundamental da cidade de Limeira, São Paulo. O trabalho experimental consistiu de avaliação da aprendizagem de habilidades motoras finas e grossas em pré-teste e pós-teste, intercalados por um período de prática. Participaram deste estudo 54 crianças, faixa-etária de sete a 11 anos, selecionadas aleatoriamente de três classes escolhidas em função da idade cronológica e nível de escolarização. As classes desta escola são identificadas pelo nome de flores. As crianças da classe Primavera foram avaliadas e praticaram apenas a habilidade motora grossa, as da classe Prímula a habilidade motora fina, enquanto que as crianças de uma classe Orquídea (para fins de controle do efeito da prática de uma das habilidades) foram avaliadas e praticaram as duas habilidades, grossa e fina. Como resultado foi verificado que as crianças melhoraram significativamente do pré-teste para o pós-teste tanto na coordenação motora grossa como na fina. As crianças da classe Orquídea, que eram as mais velhas, foram melhores nos testes de coordenação motora grossa do que as crianças da classe Primavera, porém foram piores nos testes de coordenação motora fina quando comparado com os resultados da classe Prímula. De modo geral no teste de coordenação motora fina, a mão não preferida das crianças apresentou melhor precisão do que a mão preferida. Resultados das análises de correlação indicaram que as crianças que foram bem no teste de coordenação motora fina não foram tão bem no teste de coordenação motora grossa e vice-versa.
Referência: PELLEGRINI, Ana Maria et al. Desenvolvendo a coordenação motora no ensino fundamental. São Paulo: UNESP, 2005.
Equilíbrio e coordenação motora em pré-escolares: um estudo comparativo
"O desenvolvimento neuromotor é bastante complexo. Compreender a criança pequena em processo de desenvolvimento significa estar atento às suas reais carências e mudanças de comportamento, seja psicomotor, emocional ou cognitivo" (BESSA, PEREIRA, 2002, p.57)
Referência: BESSA, Maria Fátima de Souza; PEREIRA, João Santos. Equilíbrio e coordenação motora em pré-escolares: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.10, n.4, out. 2002. p. 57-62.
Artigo completo aqui: Equilíbrio e coordenação motora em pré-escolares
Estudo do nível de desenvolvimento da coordenação motora da população escolar
Este artigo é um estudo sobre o desenvolvimento motor em crianças escolares, interessante para quem está buscando trabalhar com questões motoras.
Artigo completo aqui Estudo do nível de desenvolvimento da coordenação motora
Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar
“Através da brincadeira, a criança tem a possibilidade de experimentar novas formas de ação, exercitá-las, ser criativa, imaginar situações e reproduzir momentos e interações importantes da sua vida, resignificando-os. Os jogos e as brincadeiras são uma forma de lazer no qual estão presentes as vivências de prazer e desprazer” (PEDROZA, 2005, p.62).
Acesse o artigo completo aqui: Aprendizagem e Subjetividade
sábado, 22 de março de 2014
Jean Piaget: o juízo moral na criança
Encontrei este livro online sobre o Piaget, o primeiro capítulo fala sobre "as regras do jogo" e como as crianças se relacionam com elas.
Segue o link:
O juízo moral na criança
terça-feira, 18 de março de 2014
UNO
UNO! é um jogo de cartas fácil e divertido, ótimo para trabalhar a velocidade de raciocínio, números e regras.
Treine Online: Uno ou UNO UOL
Confira as regras em: Regras UNO
Jogo Boggle Slam!
Rápido! Troque as cartas, mude a palavra, divirta-se! Boggle Slam é um rápido e divertido jogo de palavras com quatro letras. Corra contra os adversários para trocar a palavra formada e livre-se de suas cartas! A palavra pode virar "Logo" e "Logo" pode virar "Lodo" - nunca se sabe o que vai acontecer em Boggle Slam!
Componentes: 55 cartas e regra.
Idade recomendada: a partir de 8 anos.
Participantes: de 2 a 4 jogadores.
Tempo aprox. de jogo: 15 minutos.
terça-feira, 11 de março de 2014
Jogo das Sequências
terça-feira, 4 de março de 2014
Lateralidade: conhecimentos básicos e fatores de dominância em escolares de 7 a 10 anos.
Resumo: Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, que teve por objetivo analisar a dominância lateral em escolares de 7 a 10 anos, em ambos os sexos, da escola municipal Orlando Luiz Basei, do distrito de Novo Sarandi, município de Toledo-Pr. A amostra constituiu-se de 80 crianças matriculadas na referida escola, sendo 10 crianças por faixa etária e sexo. Utilizou-se como instrumento de coleta, o diagnostico da lateralidade através do gesto, proposto por NEGRINE (1986). Sabendo-se que a lateralidade é uma das variáveis do desenvolvimento psicomotor, e também um dos aspectos relevantes das capacidades de aprendizagem, optou-se por realizar o referido teste para verificar como se encontravam a dominância lateral das crianças. [...]
Referência: SERAFIN, Geni; PERES, Luís Sérgio; CORSEUIL, Herton Xavier. Lateralidade conhecimentos básicos e fatores de dominância em escolares de 7 a 10 anos. Caderno de Educação Física, v. 2, n. 1, 2000, p.11-30.
O jogo como recurso de aprendizagem
Resumo: Diante do fato de que os jogos são frequentemente ignorados por educadores e instituições escolares em geral, almeja-se pontuar a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Dentro desse contexto, trata-se de demonstrar que usando atividades lúdicas desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papeis sociais. O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando. Conclui-se que são apresentadas as principais ideias dos diferentes papeis que o jogo exerce no trabalho pedagógico com o intuito de estimular no profissional docente a reflexão sobre a utilização do lúdico na aprendizagem.
Assinar:
Postagens (Atom)