sexta-feira, 25 de abril de 2014

O problema são as fórmulas - matemática

KNIJNIK, Gelsa; SILVA, Fabiana Boff de Souza da. "O problema são as fórmulas": um estudo sobre os sentidos atribuídos à dificuldade em aprender matemática. Cadernos de Educação, Pelotas, v.30, p.63-78. jan./jun. 2008.

Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção.

ARAÚJO, Alexandra Prufer de Queiroz Campos. Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção. Jornal de Pediatria - Vol. 78, Supl.1, 2002. p. 104-110.

A interpretação da matemática na escola

da Silveira, Marisa Rosâni Abreu. A INTERPRETAÇÃO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA, NO DIZER DOS ALUNOS: ressonâncias do sentido de "dificuldade". Revista Liberato v.1, n.1, 2000.

"Matematica é difícil": um sentindo pré-construído evidenciado na fala dos alunos

SILVEIRA, M.R. Matemática é difícil: um sentindo pré-construído evidenciado na fala dos alunos. In: Reunião anual da ANPED, 25, MG. Anais. MG: ANPED, 25. p. 1-17. 2002.

Introdução a Psicologia Escolar

Da mesma autora de "A produção do fracasso escolar", temos o livro "Introdução a Psicologia Escolar" de Maria Helena Souza Patto, também disponível no Google Books!

Introdução a Psicologia Escolar

Psi e Educação: o significado do aprender

Livro organizado por Jorge La Rosa "Psicologia e Educação: o significado do aprender" que fala desde o conceito do termo aprendizagem até as teorias de aprendizagem. Está disponível no Google Books, vale a pena dar uma conferida.

Acesse o livro aqui: Psicologia e Educação - Jorge La Rosa

A influência da escolaridade na lateralização inter hemisférica da linguagem

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Brincadeira e Educação: considerações a partir da perspectiva histórico-cultural

Referência: BARROS, João Paulo Pereira; PINHEIRO, Francisco Pablo Huascar Aragão. Brincadeira e Educação: considerações a partir da perspectiva histórico-cultural.Revista de Psicologia, Fortaleza, v.3, n.1, p.68-79, jan/jun 2012.

Dificuldades de Aprendizagem e retardo mental: estudo de caso.

Referência: SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena et all. Dificuldades de Aprendizagem e retardo mental: estudo de caso. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.1, n.1, p.33-42, jan/jun 2010.

Contribuições da Psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem

Referência: ANDRADE, Edson Francisco. Contribuições da Psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.1, n.1, p.130-141, jan/jun 2010.

TDAH e Funções Executivas

O site do Instituto Paulista de Déficit de Atenção (IPDA) tem um texto que faz relação entre as funções executivas e o DDA e TDAH, descrevendo brevemente algumas destas funções.

Acesse o texto completo: TDAH e funções executivas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

O que é Aprendizagem?

Este livro organizado pelo prof. Vicente Leite fala sobre a aprendizagem e sobre a Psicologia da educação. Alguns capítulos interessantes:

Cap 2: Psicologia da Educação

Cap 3: O que é Aprendizagem

Cap 4: Teorias da Aprendizagem

Cap 5: Motivações de Aprendizagem

Acesse o livro aqui: O que é Aprendizagem?

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O brinquedo na educação: considerações históricas

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brinquedo na educação: considerações históricas. Idéias, o cotidiano da pré-escola (1990): 39-45.

Avaliação neuropsicológica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade

Referência: CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; ASSEF, Ellen Carolina dos Santos; COZZA, Heitor Francisco Pinto. Avaliação neuropsicológica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade. Revista Avaliação Psicológica, 2007, v.6, n.1, pp.51-60.

Criatividade e Jogos Didáticos

Referência: FLEMMING, Diva Marília; MELLO, Ana Cláudia Collaço de. Criatividade e jogos didáticos. Saint Germain, 2003.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cubo Mágico

Quem curte cubo mágico?

"os benefícios mentais do cubo mágico são semelhantes aos de outros jogos de lógica, pois é utilizado o raciocínio lógico, a visão espacial e a memória"

Aqui tem uma matéria falando um pouquinho sobre o Cubo Mágico

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ligue os pontos!

Atividades de ligar os pontos podem ser utilizadas para trabalhar atenção, percepção e coordenação. Ao pedir que a criança pinte o desenho, estes aspectos também são reforçados.

Neste site tem alguns exemplos: Desenhos para imprimir